- IS Foudation Brasil
- Causas
- Extinção
- Desmatamento na Amazônia
- Ano Internacional das Florestas
- Mata Atlântica
- Mata de Araucárias
- Animais em extinção no Brasil
- Ian Somerhalder
- Forest Code (Translation)
- Galeria de fotos
- Dia mundial dos Animais (World Animal Day)
- Novo Código Florestal-PERIGO/New Forest Code-DANGE
- Boas Novas / Good New
- Somos ISF Brasil / We ISF Brazil
- ISF Brasil (Comentários)
- Contatos
Ano Internacional das Florestas
Fonte: https://www.desmatamentobr.com/2010/12/2011-sera-o-ano-internacional-das.html
2011 o Ano Internacional das Florestas
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação das florestas para uma vida sustentável no planeta, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2011, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas. O tema da celebração é "Florestas para o Povo".
Segundo a entidade, a intenção é promover ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando à população mundial que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos, como a perda da biodiversidade, o agravamento das mudanças climáticas, migrações desordenadas para áreas urbanas e o crescimento da caça e do desmatamento ilegal.
A exploração predatória e o desrespeito ao ciclo de vida natural das florestas têm como consequência a ameaça da sustentabilidade econômica, das relações sociais e da vida humana no planeta. Isso acontece porque as floretas são a fonte, entre outros, de água potável e alimentos. Por outro lado, fornecem também matérias primas para indústrias essenciais como a farmacêutica e da construção civil, além de desempenhar um papel vital na manutenção da estabilidade do clima e do meio ambiente globais.
Atualmente, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as florestas cobrem 31% da área terrestre total do planeta, abrigam o lar de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhão de pessoas e de 80% da biodiversidade da Terra. Só em 2004, o comércio mundial de produtos florestais movimentou US$ 327 bilhões (algo em torno de R$ 588,8 bilhões).