Fonte: https://007blog.net/animais-em-extincao-no-brasil-e-no-mundo/
O aquecimento global está colocando algumas espécies em perigo. Com o aumento da temperatura, diversos animais correm o risco de serem extintos do nosso planeta. Isso, aliado a caça predatória e a não preservação das matas e florestas, pode trazer graves conseqüências para a biodiversidade mundial.
No Brasil, de acordo com órgãos envolvidos com a preservação do meio ambiente, dezenas de espécies, simplesmente, desaparecem todos os dias. Isso porque boa parte dos animais não é conhecida pelos cientistas, ou seja, apenas uma pequena parcela está homologada.
Para evitar que essas espécies sejam extintas, a aposta tem sido colocá-las em cativeiros ou zoológicos. Entretanto, isso não basta, é preciso intensificar o trabalho de fiscalização para impedir o desmatamento, a caça e, principalmente, o trafego de animais.
Uma das regiões mais críticas é a região amazônica. A ação de madeireiras ilegais tem ameaçado diferentes espécies de plantas e animais. O aumento da temperatura média, provocada pelo aquecimento global, também possui uma grande parcela de culpa. Segundo os especialistas, se nada for feito para impedir este problema, a floresta pode entrar num processo de desertificação.
Para que você possa ficar por dentro do assunto, confira a pequena lista que separamos de espécies que estão extinção no Brasil e, também, no mundo. No site do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais) você encontra a lista completa.
Elefante-da-savana
Leopardo
Lobo-vermelho
Morcego-cinza
Gorila-do-ocidente
Baleia-azul
Chimpanzé
Elefante-indiano
Elefante-da-floresta
Antílope-tibetano
Peixe-boi
Panda-gigante
Rinoceronte-de-sumatra
Tigre
Orangotango
Gorila-do-oriente
Arara-azul-grande
Onça-Pintada
Tartaruga-de-couro
Urso-polar
Ararinha-azul
Arara-vermelha
Tartaruga-marinha
Bacurau-de-rabo-branco
Bicudo-verdadeiro
Dragão-de-komodo
Rolinha
Veado
Arara-de-barriga-amarela
Arara-azul-pequena
Jacaré-de-papo-amarelo
Tucano-de-bico-preto
Agora, cada um deve fazer a sua parte e lutar para que esta lista não fique ainda maior.